CHECKUPS

Checkups de saúde

Os animais de estimação não falam pelo que não nos conseguem informar como se sentem, assim, recomendamos um exame físico completo por um veterinário acreditado pelo menos uma vez por ano para os animais adultos saudáveis, e pelo menos de seis em seis meses para os animais com mais de 7 anos ou que possuam doenças crónicas. O seu animal de estimação pode beneficiar muito destes exames, quer seja um jovem, um “idoso”, ou de qualquer idade intermédia…

Um exame de saúde veterinário proporciona uma excelente oportunidade para realizar um exame físico completo e desenvolver um perfil de saúde para o seu animal de estimação. Esta informação ajudar-nos-á a identificar problemas médicos e quaisquer outros problemas que possam afetar a saúde e qualidade de vida do seu animal de estimação, bem como a detetar potenciais problemas. Este é também um momento ideal para fazer qualquer outra pergunta sobre a saúde do seu animal, como dieta, cuidados preventivos, hábitos de exercício e cuidados diários. Isto irá ajudá-lo a estar informado e a sentir-se confortável em ajudar o seu animal a viver uma vida mais longa, saudável e feliz.

Durante o exame de saúde do seu animal de estimação, os nossos veterinários irão examinar:
•Os dentes e a boca do seu animal de estimação – A doença dentária é a doença mais comum a partir dos 3 anos de idade. Examinar a boca e os dentes permite-nos determinar a severidade da placa bacteriana e tártaro, a existência de infeções e impactações, para que possamos recomendar as limpezas dentárias quando necessárias. Os cachorros e gatinhos também precisam de ser examinados para garantir que os seus dentes se estão a desenvolver corretamente.

•Os olhos do seu animal – As condições oculares podem ser prevenidas através de cuidados e rastreios regulares. Procuraremos por olhos secos, cataratas, úlceras da córnea e glaucoma.
•Os ouvidos do seu animal de estimação –  ácaros, vermelhidão, odor, descarga e/ou outros sinais de infeção nos ouvidos. Alergias e atividades ao ar livre  podem também irritar os ouvidos do seu animal de estimação.
•Palpar a pele, gânglios linfáticos e abdómen – Procuramos visualmente e fisicamente por protuberâncias, inchaços e descolorações da pele, lesões ou padrões de queda de pelo. Estes podem indicar a presença de problemas sistémicos ou doenças metabólicas.
•As articulações e músculos – Ao sentir e mover as articulações e membros, procuramos articulações inchadas, diminuição do tónus muscular e variações no tamanho muscular e observaremos a marcha do seu animal de estimação. Dependendo da idade do seu animal de estimação, procuraremos problemas de desenvolvimento em animais jovens, tais como problemas na anca ou no cotovelo, ou sinais de artrite nos nossos amigos mais velhos.
•Auscultar o coração do seu animal de estimação para detetar murmúrios cardíacos, padrões anormais de batimentos cardíacos (arritmias) e sinais de doença cardíaca que podem ser ouvidos através de um estetoscópio.
•Ouvir os pulmões do seu animal – Ao ouvir os pulmões do seu animal com um estetoscópio, podemos detetar infeções, doenças ou outros problemas e avaliar a saúde pulmonar geral do seu animal.
•Administrar vacinas (quando apropriado).
•Avaliar o comportamento do seu animal, apetite, hábitos de exercício e atividades regulares em casa e fornecer conselhos nutricionais.
•Discutir o controlo de pulgas, vermes e outros parasitas.
•Recomendar mais análises de sangue e laboratório – Um exame de saúde total anual deve incluir análises de sangue e urina, para identificar a presença de doenças subjacentes, e criar uma linha de base no caso do seu animal de estimação adoecer. Estes testes fornecerão uma visão da saúde dos rins, fígado, pâncreas, açúcar no sangue, glóbulos brancos e vermelhos e contagem de plaquetas do seu animal de estimação. Enquanto os testes fecais verificam a presença de parasitas ou vermes nas fezes do seu animal de estimação.

Finalmente, os exames de bem-estar ajudam-nos a estabelecer uma elação consigo e com o seu animal de estimação. Através das visitas regulares ao seu veterinário, ficamos a conhecer o seu animal e aprendemos sobre o seu estilo de vida, personalidade, riscos de saúde, ambiente doméstico, e outras informações importantes. Encorajamo-lo a utilizar os exames de bem-estar e, assim, ter um papel ativo nos cuidados de saúde do seu animal de  estimação.