COMPORTAMENTO

O comportamento felino

Os gatos são criaturas muito especiais e, apesar dos melhores esforços do homem, não mudaram quase nada ao longo dos tempos. Eles têm uma grande variedade de padrões de comportamento e uma linguagem secreta própria. Por isso, enquanto os trazemos para as nossas casas e tentamos “domá-los”, eles tendem a continuar a ser “eles próprios” e a “fazer as coisas à sua maneira”! Isto pode ser muito frustrante para os proprietários de gatos, mas a  verdade é que os donos é que têm de aprender a viver com o gato em vez dos gatos aprender a viver com eles.

Compreender porque se comportam da forma como se comportam pode ajudá-lo a desenvolver estratégias para persuadir o seu gato a fazer as coisas da forma que deseja.

Os gatos podem ser treinados?
Os cães são provavelmente mais fáceis de treinar do que os gatos porque os cães estão interessados em agradar aos seus donos. Os gatos, por outro lado, são altamente motivados pelo seu próprio prazer.

Para que o treino dos gatos seja bem sucedido é fundamental que seja altamente gratificante. Comportamentos que não são desejáveis devem ser punidos de forma desagradável para o gato.  Castigar os gatos não funciona – eles apenas aprenderão a comportar-se mal quando não os conseguir ver! Alguns gatos comportam-se mal para chamar a atenção e esta atenção é a recompensa que encoraja o seu gato a continuar este comportamento.


Como treinar o meu gato a usar uma caixa de areia?
Os gatos são naturalmente muito limpos e o treino para usar a liteira é muito fácil na maioria dos casos. Depois de alimentar ou acordar, leve o seu gatinho para uma liteira limpa. Quando o seu gato chegar à caixa, coce a liteira para chamar a sua atenção. A liteira deve ser mantida sempre limpa para que o seu gato aprenda que é um ótimo local para estar. Quando o seu gato usar a liteira, recompense-o demonstrando como está satisfeito com ele.


Como posso impedir o meu gato de caçar?
Muitos proprietários têm dificuldade em aceitar o facto de que o seu gatinho de estimação é também um caçador cruel. É especialmente difícil viver com um gato que insiste em trazer a sua presa para casa. A caça é um instinto muito forte nos gatos e estes continuarão a perseguir e a apanhar as presas mesmo quando estão bem alimentados. Os gatinhos utilizam instintivamente o comportamento de caça nas suas brincadeiras e à medida que envelhecem, desenvolvem as técnicas através da prática. Não conseguirão impedir os gatos de caçar a menos que os mantenham sempre dentro de casa. Colocar um sino numa coleira apenas consegue reduzir o número de animais que o seu gato captura.

Porque é que o meu gato arranha os móveis?

As garras são uma parte importante do arsenal de gatos na natureza. Utilizam-nas para a caça, luta e escalada. É importante, portanto, que as garras  sejam mantidas afiadas e em bom estado. O arranhar de superfícies mantém as garras em bom estado, removendo as camadas externas mais velhas. Os gatos podem arranhar móveis para manter as suas garras afiadas, mas pode ensinar-lhes que este é um comportamento inaceitável, tornando a experiência desagradável, ou seja, gritando quando o fazem.

No entanto, terá de ensinar ao seu gato onde lhe é permitido arranhar e fornecer algo para o efeito, tal como um poste arranhador. Os gatos  podem também coçar mobiliário para o marcar e definir o seu território. Se o seu gato persistir neste comportamento, poderá precisar de obter alguns conselhos do seu veterinário para o ajudar a lidar com ele.