…
Como posso saber se um gatinho é saudável?
Se adquirir um gatinho que já é portador de uma doença, poderá ter de fazer tratamentos dispendiosos e este poderá nunca recuperar a sua saúde plena. Um gatinho saudável terá os olhos claros e brilhantes, narinas e ouvidos limpos e uma pelagem brilhante. Se o gatinho tiver os olhos chorosos, espirrar ou com corrimento nasal, pode ter uma infeção respiratória grave. Evite pegar num gatinho com orelhas sujas pois pode estar infetado com bactérias ou ácaros das orelhas, ou num animal que seja magro com uma barriga dilatada, uma vez que pode estar fortemente infestado com parasitas intestinais. Em caso de dúvida, peça ao seu veterinário para examinar o gatinho antes de concordar em aceitá-lo. Em qualquer caso, marque uma consulta para que qualquer gatinho novo seja examinado pelo seu veterinário no segundo ou terceiro dia ao seu cuidado. O seu veterinário irá verificar o estado de saúde do seu gatinho, e dar-lhe-á conselhos sobre a alimentação do seu gatinho, vacinação, desparasitação e esterilização.
…
Quais são os sinais de uma boa natureza?
Um gatinho normal deve ser ativo, brincalhão e afável com as pessoas. Será um mau sinal se o gatinho fugir e se esconder, ou parecer sonolento o tempo todo. No entanto, os gatinhos normais dormem durante longos períodos. É normal os gatinhos passarem de subitamente brincar a estar cansados ou com fome.
Um gatinho que tenha interagido com pessoas e outros animais nas primeiras oito semanas de vida será capaz de lidar mais facilmente com novas situações e proprietários do que um gatinho que tenha sido mantido em isolamento silencioso. As primeiras experiências são importantes para um gato confiante e bem equilibrado. Evite os gatinhos nervosos, pois raramente se tornam amigáveis que é o que a maioria das pessoas deseja. Escolha um gatinho de acordo com o seu estilo de vida. Se tiver crianças e cães, tente encontrar um gatinho que já tenha experiência prévia com crianças e outros animais de estimação.
…
O que é que preciso de saber?
Antes de levar um gatinho para casa, informe-se sobre os cuidados que este recebia. Os gatinhos são normalmente desmamados às oito semanas e a maioria não terá vacinas até esse momento. Se comprar um gatinho de raça, ele poderá ter de ficar com o criador até às 12 semanas de idade e normalmente já terá algumas, ou todas, as suas vacinações. Pergunte quais as vacinas que recebeu e solicite o boletim de vacinação assinada por um veterinário (com detalhes sobre a identidade do gatinho).
Precisará saber também se o seu gatinho foi tratado contra pulgas ou parasitas intestinais e qual o tipo de ração fornecida. Alimente inicialmente e durante alguns dias com alimento a que estava habituado e introduza progressivamente e gradualmente a nova ração (se necessário) para que o sistema do seu gatinho tenha oportunidade de se adaptar.
…
De que equipamento preciso?
Tenha todo o equipamento necessário pronto antes de trazer um novo gatinho para a sua casa. Deve ter o seguinte: uma caixa de transporte, tigelas de comida e água, comida, uma cama confortável, uma liteira com areia ou sílica (de preferência da mesma marca que o gatinho tem usado até agora), uma escova ou pente de limpeza, e preferencialmente uma coleira com nome e etiqueta da sua morada e/ou contacto telefónico. Certifique-se de que a coleira não é tão dura que não se parta se o seu gatinho for apanhado por ela. Também pode ser uma boa ideia disponibilizar alguns brinquedos para manter o gatinho entretido e um arranhador para que não utilize as suas garras nos seus móveis. Os corta unhas são úteis para manter as garras do seu gatinho aparadas, mas estes não são recomendados para quem não esteja habituado a manusear gatos.
…
Como posso ajudar o meu gatinho a adaptar-se à nova casa?
Os primeiros dias longe da sua mãe e das suas crias são sempre difíceis para os gatinhos. As crises de diarreia são comuns e não devem causar demasiados alarmes. O seu gatinho vai precisar de muito amor e atenção até se instalar na sua nova casa. Mostre-lhe a liteira e as suas tigelas de alimentação/água que não devem estar demasiado próximas da liteira. Se existirem crianças pequenas em casa, evite que fiquem demasiado excitadas e tratem o gatinho como um brinquedo. Todas as portas, janelas devem ser fechadas e o gatinho não ter acesso ao exterior durante pelo menos 2-3 semanas, até serem administradas todas as vacinas necessárias.
…
E os meus outros animais de estimação?
Até estar totalmente protegido contra as doenças comuns dos gatos, o seu gatinho só deve conviver com gatos que já estejam totalmente vacinados e que se saiba serem saudáveis. Se tiver outros gatos de estimação ou um cão, estes devem ser apresentados gradualmente. Durante as primeiras reuniões, o gatinho deve estar seguro dentro de uma gaiola que permita aos outros animais ver e cheirar mas não tocar. Mais tarde o seu gatinho pode também precisar de um refúgio, onde pode escapar se os outros animais de estimação se tornarem agressivos ou excessivamente brincalhões. Os seus velhos e novos animais de estimação podem nunca se tornar os melhores amigos, mas com cuidado e tempo devem aprender a tolerar-se uns aos outros.
…
Que mais preciso de fazer?
Uma das vantagens dos gatos é que eles requerem muito pouca manutenção. Um gatinho terá de ser desparasitado aproximadamente de duas em duas semanas, das quatro às vinte e quatro semanas, e os gatos mais velhos aproximadamente de três em três meses. Uma vez que o seu gatinho tenha completado o seu esquema de vacinação inicial, necessitará de um reforço da vacinação uma vez por ano. Recomenda-se a escovagem diária dos gatos de pelo longo para manter a sua pelagem em boas condições,Mas as raças de pelo curto também beneficiam da escovagem , particularmente quando estão em muda. Escovar a pelagem e os dentes é mais fácil se o seu gatinho for habituado desde tenra idade. O seu veterinário pode providenciar uma escova de dentes adequada para usar em gatos. Os olhos e o nariz das raças de pelo longo também podem precisar de ser limpos ocasionalmente com lã de algodão húmido.
…
Quando é que posso esterilizar o meu gatinho?
Os gatinhos podem ser esterilizados entre os quatro e seis meses de idade. Algumas fêmeas podem ser férteis aos seis meses de idade, por isso, certifique-se de que manda esterilizar o seu gatinho prontamente para evitar mais uma ninhada indesejada. Os gatos enriquecem o lar e geralmente requerem muito menos manutenção do que os cães, desde que sejam saudáveis e felizes. Registe o seu novo animal de estimação no seu veterinário o mais cedo possível e visite a clínica para obter conselhos sobre cuidados de saúde de rotina e esterilização antes que os problemas se desenvolvam.