SEU ANIMAL DE ESTIMAÇÃO SEGURO

Segurança durante as viagens

É difícil não sorrir quando você vê um cachorro com a cabeça de fora num carro em andamento. Eles parecem tão felizes e despreocupados! Mas viajar deste modo pode ser um risco quer para eles, quer para si e/ou terceiros.

O que a lei diz?
É ilegal viajar com um cão com a cabeça de fora. Recomenda-se vivamente que o seu animal de estimação esteja corretamente preso mediante cinto/peitoral ou contido numa transportadora dentro do veiculo para assim evitar distrações e/ou ferimentos em caso de acidente.

Se escolher uma transportadora de viagem, esta deve ser colocada na zona dos pés do banco dianteiro ou fixada com o cinto de segurança no banco traseiro. Nunca coloque animais no banco da frente de um carro. O peitoral deve ser colocado corretamente na parte traseira do veículo e preso com um cinto de segurança. Deve haver espaço suficiente para o seu cão se mover confortavelmente, mas não para que este possa escapar.

Certifique-se de que seu cachorro faça uma viagem confortável. Se planeia fazer uma viagem longa, faça paragens regulares e forneça ao seu animal água, comida e um passeio. Não se esqueça de manter o seu animal sempre com coleira pois podem entrar em pânico e eventualmente fugirem.

Deve regular a temperatura dentro do carro; não abra muito as janelas ou deixe o ar condicionado ligado diretamente no seu cão. NUNCA deixe o seu cachorro num carro aquecido. As temperaturas podem aumentar rapidamente, mesmo em dias mais frios, levando à insolação, desidratação e morte.

Se observar um cão preso dentro de um carro em risco de golpe de calor, deve ligar o 112 e solicitar um agente da autoridade que tomará as medidas  necessárias para libertar o cão, mesmo que isso implique danos na viatura.

Lembramos que se não conter o seu animal dentro da sua viatura tal como a lei exige, os seguros, tanto do seu carro como os do seu animal, serão inválidos.